15 de out. de 2007

Blog Action Day

Eu acredito no poder que a Internet tem de dar voz a quem nunca ou pouco foi ouvido. E é por isso que hoje, no Blog Action Day, o assunto é meio-ambiente.

Bloggers Unite - Blog Action Day

Outro dia eu estava zanzando por um fórum quando vi uma mensagem com o título "Global Warming". Pensei ser alguém consciente, com mais algum dado alarmante e fazendo algum alerta. Mas para a mais completa decepção, era apenas um estadunidense que dizia que o aquecimento global é uma farsa.

Viu este sentimento de revolta que você sentiu? Pois é, é o peso da frase. E o peso de tudo o que vem junto com ela. Será possível que eles sejam tão alienados como pensamos que são? Será possível que eles realmente acreditam que o aquecimento global é só uma grande conspiração da União Européia para diminuir o poder econômico estadunidense?

Talvez este internauta tenha sido vítima da manipulação de informações que as grandes redes de TV deles fazem. Omitem algumas, convenientemente para que o governo não seja atacado por não ter assinado protocolos de Kyoto e acordos de créditos de carbono.

Ironicamente, o maior ativista desta causa é o ex-futuro presidente dos Estados Unidos e ganhador do Prêmio Nobel, Al Gore. Vai entender.

Outras coisas que eu não entendo: porque demora-se tanto a fabricar carros elétricos em massa se já há tecnologia para isso há muito tempo? Será possível que o interesse das grandes petrolíferas pode ficar acima do futuro de nossos netos e bisnetos?

Porque é que até hoje não inventamos uma forma de captar a energia do sol, totalmente limpa, em abundância e longe de acabar, ao invés de tirarmos energia da água, das florestas e de petróleo, devastadoras e poluentes?

Porque é que vejo até hoje pessoas que lavam a calçada da rua com mangueira, desperdiçando um mundo de água, enquanto que existem pessoas que quase morrem por que só têm acesso a um balde de água barrenta pra beber?

Porque é que ainda tem gente que joga lixo pela janela do carro no meio da rua, como vi outro dia mesmo?

É, é fácil criticar políticos corruptos, e na verdade é justo e razoável. Porém, o exemplo tem que partir de nós mesmos. Não podemos simplesmente criticar os governantes, como se tudo o que temos que fazer é ir às urnas de 4 em 4 anos e pronto. Depois eles que se virem. Um país se faz pelas suas pessoas e não pelos seus governantes. E o mesmo vale para o nosso planeta.

Eu procuro ser ambientalmente correto. E você?

2 comentários:

Ana disse...

Eu procuro ser ambientalmente correta. Pelo menos no que diz respeito a mim e ao meu redor, pelo menos que o mundinho de cada um possa ser correto.

E eu sou ambientalmente revoltada.
Hoje mesmo deu notícia que o desmatamento aumentou. Agora, me diz o que a Marina Silva está fazendo no meio ambiente? Ela não era a aprendiz do Chico Mendes, que ia salvar a Amazônia?

Às vezes tudo é uma grande decepção.

Pedro disse...

Eu reciclo meu lixo (já fazia isso no Brasil). E me recuso a comprar coisas da Apple, HP e Panasonic.
Mas ultimamente é só.