7 de set. de 2006

Post Nerd

Eu comprei um roteador wireless e duas placas de rede, também wireless. Agora eu tenho uma rede sem fio aqui em casa.

Só a título de informação:

Primeiro, fiz o update do firmware do meu modem ADSL, que uso pra conectar ao Velox. Na verdade, esse procedimento nem era necessário, mas acabou sendo por razões que eu vou explicar mais tarde. Então, o que fiz foi baixar o programinha que atualiza o firmware do SpeedStream 5200 série E240. Ele oferece uma interface web pra configuração, que eu usei pra definir dois modos de operação: um bridge (em que ele deixa o roteamento e a autenticação para o computador que estiver ligado nele) e um router (no qual ele faz a autenticação e o roteamento dos pacotes).

Isto feito, liguei-o no roteador wireless. O roteador também oferece uma interface web para configurá-lo. Configurei a minha rede sem fio, os parâmetros da WAN (que é o Velox) e da LAN (que é a rede dos meus computadores aqui em casa).

Aí, foi só instalar a placa de rede nos computadores e voilá! Internet sem fio.

O engraçado foi que o roteador oferece uma opção para autenticar em redes PPPoE (que é o protocolo que o Velox usa), mas quando tentei fazer isso, colocando o modem ADSL em modo Bridge, não funcionou. Estranho. Aí, pus o modem como router sem servidor de DHCP, configurei um IP fixo no roteador wireless cujo gateway era o modem ADSL, também sem servidor de DHCP. Assim, fico com dois firewalls naturais.

O único problema vai ser fazer port forwarding duas vezes. Mas tudo bem.

Agora, é simples fazer um computador entrar na rede: basta digitar de gateway o IP fixo que defini para o roteador wireless.

Legal, né?

5 comentários:

Anônimo disse...

Bacana... eu já tenho rede sem fio há 2 meses aqui em casa... :) Com o Airport do meu macmini foi baba configurar. Liguei o roteador (linksys pequenininho) et voilà! já to eu online...

mas tem que configurar bem o protocolo de segurança... aqui eu uso WAP2 com senha de 63 caracteres, pq senão neguinho entra meeesmo... tem vez que o meu widget de redes sem-fio pega 7 redes ativas ao mesmo tempo...

Ana disse...

er... parabéns?

Babi disse...

Fui eu quem configurei minha rede sem fio aqui em casa já faz uns três meses, mas aqui, o sinal adora sumir e deixar meu computador sem internet.

Haroldo Lage disse...

Seu nerd :D

Rae disse...

Cuma?????