27 de abr. de 2006

Irmão Grande

O orkut (cuja pronúncia correta é "órcut", mas impossível reverter do "orcúti") agora possui uma ferramenta que nos possibilita saber quantas vezes seu perfil foi visitado e quem foram as últimas pessoas que o fizeram.

Uns gostaram, pois, dizem, "não tem nada a esconder, e se as outras pessoas colocaram informações no orkut é para os outros verem mesmo". Já outros desgostaram, pois, dizem, "é bisbilhotar demais, sinto-me invadido e vigiado". Tudo bem. Como diria um amigo meu, "cada qual com seu cada qual respeitando o cada qual alheio".

Mas o motivo de eu estar escrevendo isso não é a divisão das opiniões.

Ok, gostando ou não de ser observado, o que acontece é que somos sim observados e vigiados até mesmo fora do orkut. E o que me levou a tirar esta conclusão foi, mais uma vez, um fato de ônibus.

Levantei de meu assento para descer e, como já era de noite, era possível ver as pessoas que estavam dentro dos ônibus pelos reflexos na janela. Assim, dá pra observar sem que a pessoa saiba que você a está observando. Só com isso eu já provaria o meu ponto, mas o fato é que, não sabendo que eu a via, a menina em questão dava umas olhadelas pra mim, tentando descobrir que música era aquela que eu cantarolava baixinho acompanhando meus fones de ouvido.

Nos observávamos, mas só eu estava ciente. Agora, imagino quantas vezes já não fui observado sem que soubesse. Sei que acontece, pois também faço com as pessoas na rua. E é mais ou menos o que acontece agora com o orcúti.

Portanto, se ver meu nome na sua página, não se incomode de se sentir "observado". Se isso é algo corriqueiro no dia-a-dia, porque não seria na internet?

Além do mais, meu nome não é tão estranho quanto os meus pensamentos e idéias...

5 comentários:

Flávia Denise de Magalhães disse...

concordo plenamente com vc..
no meu orkut só aparece gente que nunca conheci, ou seja, estavam observando aleatoriamente.
como todos nós fazemos, sempre..

Mila disse...

Depois eu tenho que te contar mais uma da 'pequenez' do mundo.
;)
E da ironia das minhas piadas sobre 'sirigaitice'.
hehehehe
:*

Daemon disse...

Até no nvpozpy somos vigiados!

Ana disse...

The big brother is watching you.

Haroldo Lage disse...

My big brother está olhando mais o Gabriel nesse momento.

Em todo o caso, sempre dá uma sensação de invasão quando nossos passos são registrados...