8 de nov. de 2005

007 vs. Gabriel

Motivado pela minha visita ao cinema* ontem, uma conversa antiga com um amigo e pelo meu ato corajoso mas inconseqüente de ontem, entrego pra vocês mais um artigo da série "vs". Porém, ao contrário do anterior, não são apenas dois oponentes, e sim extremos de uma reta de nuances.

Temos, de um lado, os agentes, que são as pessoas que fazem antes de pensar. E, do outro lado, os pensadores, que são os que pensam antes de agir. O ideal seria achar um certo equilíbrio, talvez pendendo um pouco mais para o lado dos pensadores -- pensar um pouco antes de agir, mas nunca deixar de agir.

Olhemos agora os extremos: temos os inconseqüentes, que são os agentes extremos, e os filósofos, os pensadores extremos.

E digo que, no meu caso, acho que pendo um pouco mais pro lado dos pensadores do que eu queria. Sou tímido por natureza, e venho tentando mudar isso em mim. Mas ainda estou mais pro P do que pro A.

Isso em termos gerais. Porque em uma ou outra situação, acabamos agindo como um inconseqüente ou como um filósofo. Seja agindo por impulso (meu caso hoje) ou deixando de agir por pensar tanto, mas tanto, que acaba se pensando várias vezes várias possibilidades, incluisive as ruins, o que acaba por nos dar um medo muito grande de ser superado...

Decerto não há pessoas que, na média de sua vida, caiam nos extremos. Mas muito próximas, ah, sem dúvida.

E você? Onde se encaixa nesta reta? Fiquem à vontade para remendar este trapo.


* Bem por alto, mas lá no alto mesmo, o filme é uma história de dois amigos que se envolvem com a mesma mulher. E os dois amigos refletem bem esses lados do pensador e do agente...

3 comentários:

Gude disse...

Na média, você se considera inconseqüente, agente, equilibrado, pensador ou filósofo?

Vale qualquer coisa entre eles também.

Eu acho que estou entre o filósofo e o pensador, com alguns relances de inconseqüente. :)

Priska disse...

Não sei dizer ao certo... Pensei nisso ontem também... Mas sei que quando o pensador resolve agir, as coisas podem dar mais certo. O agente, enquanto só agir, viverá de tentativas erradas... Ou não... Vai saber... (Acho que estou mais pra pensadora tb...) =)

Gude disse...

Isso é que dá colocar dois posts no mesmo dia. O primeiro cai em esquecimento. :)

Bem, ainda sou um blogueiro iniciante... Estou aprendendo... Sempre.