29 de nov. de 2005

Medo de ter medo

Eu tenho medo de ter medo. Já me vi medroso em várias situações, mas nunca liguei muito pra isso. Mas diante de um certo tipo específico de medo, eu não sou nada corajoso.

O medo de coisas presentes, como o medo que se tem de um cachorro raivoso correndo atrás de você, ou o medo que se tem de conversar com alguém em pleno estado de fúria: esse é o medo legítimo. Uma situação que representa o perigo real, o corpo se enche de adrenalina e fazemos o que quer que seja necessário para sobrevivência (ou integridade física/psicológica/emocional). Sentir esse medo é ruim, mas passa rápido logo depois. É algo efêmero.

O que me arrepia os cabelos e me faz pesar os ombros é o medo de coisas futuras. A famosa preocupação. O próprio nome diz: pré-ocupação. Frita-se demais com coisas, ou consequências dela, que nem aconteceram, ou que não se sabe que aconteceram. O medo de ser - ou ter sido - inconseqüente.

Sentir isso é horrível, eu digo pra vocês. É uma coisa constante, te persegue onde quer que você esteja. É impossível fugir disso como fugir de um cão.

Uma vez, eu conversava com uma amiga minha e ela me perguntou do que eu tinha mais medo. Eu respondi que era de fazer mal às pessoas, qualquer que fosse a forma. Se fosse sem querer, ou sem saber, era pior ainda. Odeio sentir ódio ou raiva. Fico triste quando sinto isso, mas sentir este medo é o pior.

Se por um lado ele é conselheiro, por outro é opressor. Se por um lado é âncora, por outro é um fardo.

E você? Tem medo de quê?

7 comentários:

Daemon disse...

de ter medo de ter medo.

Ana disse...

De encontrar cebola na comida depois que ela já está na minha boca.

Daemon disse...

Eu tenho o mesmo medo, só que com pimentão.

Gude disse...

E a minha comida tem medo de estar na cebola, depois que ela já encontrou com a boca.

Anônimo disse...

Eu tenho muito medo de azeitonas quando estou comendo uma torta ou empada. Mas gosto de cebola, e não me incomodo muito com pimentões.

Gude disse...

Lilouf! Que saudade! Bacana te ver por aqui! Volta mais mocinha, beijo!

Anônimo disse...

eu tenho medo de palhaços e de artistas plasticos, e não eu nao como isso.